Paulo Porto Alegre

"5 Fragmentos Seriais"

Paulo Porto Alegre - 5 Fragmentos Seriais (foto:Suely Haguiara)

"5 Fragmentos Seriais"

"É uma obra dodecafônica  aonde utilizo a interpolação de fragmentos da série como técnica principal de composição.

Utilizo bastante também a inversão e retrogradação dos fragmentos seriais.

Na última peça me dou a liberdade de utilizar um pedal de baixo em Fá.

A obra foi escrita em Janeiro de 2015 e dedicada a Daniel Murray."

Paulo PORTO ALEGRE

Paulo Porto Alegre fala sobre sua composição, 5 Fragmentos Seriais.

Paulo PORTO ALEGRE

Reconhecido como um dos mais importantes violonistas brasileiros, Paulo Porto Alegre interpreta um repertório único para seu instrumento, indo desde o clássico até seus refinados arranjos de Beatles, George Gershwin, Pat Metheny e Ralph Towner , além de composições próprias e música brasileira. Elogiado pela crítica especializada, Paulo tem se apresentado como solista frente às principais orquestras nas maiores cidades brasileiras bem como no Canadá, Estados Unidos, Europa e Ásia, sob a regência de Camargo Guarnieri, Fábio Mechetti, Isaac Karabtchevsky, Andrew Constantine entre outros.

Paulo gravou e interpreta obras que lhe foram escritas e dedicadas por compositores como Aylton Escobar, Radamés Gnattali, Sérgio Assad, Eduardo Fernández e Guido Santorsola, e é reconhecido e elogiado por suas composições como “Quatro Sonatas”, “12 Estudos Populares”,  “24 Estudos Modais”, “Suíte Brasileira”, Variações Jazzísticas e diversas Sonatas a Duo. Muitas de suas obras foram editadas no Brasil e Alemanha.

Gravou extensivamente em diversas formações, dentre elas: “Trio Opus 12” - obras para trio de violões, “A Queda dos Pássaros” - música do Século XX para violão solo,  “Trio” - música romântica para Flauta, Viola e Violão,  “Luminamara”  e “Sons das Américas” CD Duplo - música contemporânea com o Núcleo Hespérides, “Forrobodó” - música para quatro violões com o grupo Quaternaglia, “Retratos de Radamés” CD duplo - música de câmara de Radamés Gnattali com o Núcleo Hespérides, “Violões do Brasil”  CD e DVD - panorama do violão Brasileiro com diversos intérpretes e “Varandeio” - CD solo autoral premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com o ProAC 2012 e lançado em Maio de 2013.

Seus próximos projetos incluem a gravação de seus arranjos para violão solo de obras de G.Gershwin, Beatles, P. Metheny e R.Towner.

Paulo Porto Alegre realizou concertos por todo o Brasil e gravou para os selos Paulus, SESC, EGTA, MEC, ECM alemã com a produção de Egberto Gismonti e Música Marú.

Além de solista, sua extensiva atuação como camerista inclui apresentações com grandes intérpretes, entre eles: Duo Assad, Claudio Cruz, Marcelo Jaffé, Edelton Gloeden, Alceu Reis, Helena Jank, Rosana Lamosa e Quarteto Kodály entre outros.

Paulo foi o vencedor do V Concurso Internacional de Violão Palestrina (1979) e III Concurso Internacional de Violão do Festival Villa-Lobos (1984). Em 1.986 recebeu a Première Mention do Concours International de Composition de l’ORTF (Paris) com a obra “Contrastes I”. Estudou no Conservatório Musical Brooklin Paulista sob a orientação de Henrique Pinto e teve também como professores, alguns dos maiores mestres de nossa época: Isaías Sávio, Abel Carlevaro, Miguel Angel Girollet e Eduardo Fernandez. Em Composição, estudou com Sérgio Vasconcellos Correa e em Análise, com Oswaldo Colarusso, Fábio Mechetti, Hans Joachim Koellreuter e Phillipe Manoury.

Lecionou em importantes festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia, entre eles: Festival Internacional de Música de Campos do Jordão, Festival Internacional de Violão Palestrina (Porto Alegre), World Guitar Congress (Baltimore - Maryland), IDRIART Music Festival (Beijing - China) e Festival Leo Brouwer (São Paulo).

No ano de 2013, Paulo foi homenageado juntamente com Julian Bream no IV Festival Internacional de Violão Leo Brouwer, por sua importante contribuição ao violão brasileiro.

É membro fundador do Núcleo Hespérides (Música Contemporânea das Américas), do Trio Opus 12 de Violões, e professor titular da  Escola de Música do Estado de São Paulo  e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

pauloportoalegre.com

© Daniel Murray / ToteMusicais 2015-2016

Criação Samuel Vasconcellos

BRASIL

DM ESTÚDIO

Rua Augusta, 2676

01412-100 São Paulo-SP

T. +55 +11 3062 2976

contato@danielmurray.com.br

TOTEMMUSICAiS

Estrada Mun. do Bairro do Ribeirão do Meio, 2752

13 960-000 Socorro-SP

T. +55 +11 99160 3589

marinilda.b@totemusicais.com.br