"Madrigal"

" A ideia desta peça nasce de uma imagem que me ocorreu certa vez ao vislumbrar uma obra para violão solo em que pudéssemos transformar os harmônicos naturais do instrumento em vozes musicais que se contrapusessem por meio de um suporte eletrônico. Tais demandas apresentadas pelo violonista deveriam apresentar uma sobreposição de vozes que aludissem à ideia de um Madrigal Renascentista: livre em sua mobilidade plástica e temporal.

A partir de então, iniciei uma sólida parceria com André Perrota, programador de live-eletronics para toda a trama da espacialização e sobreposições de linhas e texturas; sendo assim, optei pela realização de outras “vozes” criadas a partir de materiais previamente gravados ao violão e desenvolvidas em estúdio para serem executadas em tempo diferido. A escordatura do incrível violão de 11 cordas, por ser assimétrica e nunca vista antes, me possibilitou criar um ponto de partida para este trabalho completamente novo, sem quaisquer aproximações com a História do instrumento.

Este Madrigal é dedicado ao grande músico e violonista Daniel Murray."

Marcus SIQUEIRA

Marcus Siqueira

"Madrigal"

Marcus Siqueira - Madrigal (foto:Julio Kohl)

Marcus Siqueira fala sobre sua composição Madrigal.

Marcus SIQUEIRA

Natural de Caratinga, M.G., estudou composição com Willy Corrêa de Oliveira - desde o período de graduação em violão erudito sob orientação de Edelton Gloeden - (CMU/ECA/USP), prosseguindo em aulas particulares (1993-2002). Venceu e foi premiado em importantes concursos de composição no Brasil, além de receber três bolsas de criação musical mais significativas de seu país (Funarte - 2014 e 2008, Fundação Vitae - 2003 e RioArte 2001). Também recebeu importantes prêmios em trilhas para o Teatro e Cinema.

No Brasil, as orquestras OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), OSN (Orquestra Sinfônica Nacional), OFMG (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), entre outras, estrearam algumas de suas obras para essa formação.

Suas composições têm sido tocadas por importantes intérpretes brasileiros e estrangeiros, em recitais e festivais no Brasil, Turquia, Colômbia, EUA, França, Portugal, Alemanha, Holanda, Espanha, Suíça, Inglaterra e Itália.

marcussiqueira.com

© Daniel Murray / ToteMusicais 2015-2016

Criação Samuel Vasconcellos

BRASIL

DM ESTÚDIO

Rua Augusta, 2676

01412-100 São Paulo-SP

T. +55 +11 3062 2976

contato@danielmurray.com.br

TOTEMMUSICAiS

Estrada Mun. do Bairro do Ribeirão do Meio, 2752

13 960-000 Socorro-SP

T. +55 +11 99160 3589

marinilda.b@totemusicais.com.br