José Augusto Mannis

"Estudo para MD"

José Augusto Mannis - Estudo para MD (foto:selfie)

"Estudo para MD"

“Para a composição do Estudo para MD (2012) dedicado ao violonista Daniel Murray, foi de importância fundamental o trabalho em laboratório com ele para a implementação de recursos de técnicas estendidas. A escritura está centrada em progressões rítmicas e arpejos e a condução musical é assumida preponderantemente pela mão direita, alternando modos de tocar e variando dedilhados.

A virtuosidade de Daniel Murray e sua engenhosidade técnica tornaram possíveis a escritura inovadora desta peça. Estar junto com Marcus Siqueira, Aylton Escobar, Eli-Eri Moura, Arthur Kampela, James Correa e tantos outros grandes músicos, num mesmo projeto conduzido por Daniel Murray, caracteriza uma contribuição para o violão brasileiro através de uma destacada publicação de referência”.

J. A. MANNIS

J.A. Mannis fala sobre sua composição, Estudo para MD.

Daniel Murray interpreta Estudo para MD durante sua apresentação na  XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea no dia 02 de outubro 2013 no Rio de Janeiro.

José Augusto MANNIS

Estudou no Instituto de Artes da Unesp com Conrado Silva e Michel Phillipot. Cursou também engenharia eletrônica, de 1975 a 1980, na FEI. De 1981 a 1983, estudou composição de música eletroacústica, com Guy Reibel, no Conservatório Superior de Música de Paris. Concluiu mestrado na Sorbonne (Paris VIII), sob a orientação de Daniel Charles. Coordena na Unicamp a seção brasileira do Centro de Documentação de Música Contemporânea, CDMC, órgão cuja sede principal fica em Paris. É professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Suas composições abrangem os mais variados gêneros: música instrumental, eletroacústica, trilhas para vídeo, cinema, teatro, criações radiofônicas e instalações multimeios. Criou o MUSICON - Guia da Música Contemporânea Brasileira, edição impressa e on-line distribuída internacionalmente.

A obra eletroacústica de José Augusto Mannis reflete um domínio técnico e uma grande habilidade em trabalhar o material sonoro. Sua música tem geralmente uma sonoridade exuberante e uma dramaticidade gestual acentuada. Seu interesse em áreas como a engenharia de áudio e a acústica certamente o têm ajudado no trabalho de manipulação do material sonoro, o que se reflete na qualidade técnica de suas composições.

iar.unicamp.br/docentes/joseaugustomannis/

© Daniel Murray / ToteMusicais 2015-2016

Criação Samuel Vasconcellos

BRASIL

DM ESTÚDIO

Rua Augusta, 2676

01412-100 São Paulo-SP

T. +55 +11 3062 2976

contato@danielmurray.com.br

TOTEMMUSICAiS

Estrada Mun. do Bairro do Ribeirão do Meio, 2752

13 960-000 Socorro-SP

T. +55 +11 99160 3589

marinilda.b@totemusicais.com.br